Um dos mais
sérios problemas do match day é
o acesso ao interior do estádio. Não pela falta de catracas mas porque a
grande maioria dos torcedores resolve entrar faltando de 10 a 15 minutos para o
início da partida. O motivo varia entre o hábito de deixar tudo para o
último momento e o desejo de aproveitar um pouco mais as liberdades e
facilidades que existem do lado de fora, causando então um efeito funil,
tumultuando os acessos, gerando empurra empurra, insegurança no público e
contribuindo para que aproveitadores, sem ingresso, se comprimam à entrada na
tentativa de fazer com que o organizador ou a PM abram os portões pra esvaziar
esse "coágulo".
Nos últimos quatro anos, acompanhando match
days, no Brasil e na Europa, testemunhei vários
tipos de ações que mitigavam esse problema mas nunca encontrei nenhuma solução
isolada que o resolvesse, o que me faz concluir que, como muitas das vezes quando
enfrentamos uma dificuldade, não há uma solução mágica que resolva de pronto,
mas sim um conjunto de soluções que diminuem ou solucionam a questão.
No caso do acesso ao estádio observei algumas
excelentes ideias que funcionaram pontualmente; criei e implantei outras várias
quando no Flamengo, e pensei em algumas que ainda não foram testadas, mas creio
que se combinarmos todas essas possibilidades, teremos um acesso muito mais
organizado.
Se os torcedores se sentem confortáveis e atraídos pelo que há do lado externo do estádio, precisamos mimetizar essa estrutura internamente em todos os graus.
Eles ficam nos bares ao redor, tocando,
cantando e bebendo. Então se faz necessário ter bares e restaurantes simples,
ou até botecos, no perímetro interno, com preços iguais ou até menores aos que
encontramos do lado de fora, preços esses que podem ser majorados faltando
cerca de 15 minutos para começar a partida principal.
Sim, digo partida principal pois um outro
atrativo que precisamos voltar a ter é a preliminar, que pode ser um jogo do
mesmo campeonato entre times de menor orçamento, das categorias de base, ou
ainda partidas de masters, combinados ou entre sócios torcedores, com
duração menor.
Alem disso, os torcedores que entrarem até 30 minutos antes da
partida principal podem receber um voucher, pessoal e intransferível, com
desconto para algum jogo que o mandante queira promover, para produtos
licenciados do clube ou mesmo para bebida ou lanches durante o jogo.
Já no anel interno, aconteceriam eventos pré-jogo com a presença de ídolos, ações de patrocinadores e sorteio de brindes, que envolveriam desde a bola do jogo, uniforme do jogador, até ir a saída do vestiário pós jogo e tirar foto com ídolo entre uma série de outras possibilidades.
Na parte externa, como já citado em outro
texto, liberar o acesso ao raio de influência do estádio somente a torcedores
com ingressos, sendo que as bilheterias devem ser colocadas em containers
blindados e climatizados fora desse raio, e também a implantação de certas
"dificuldades" para quem postegar sua entrada para os últimos 15 minutos,
como delimitação por grades mais distante, maior zig zag e afunilamento do
gradeado (curral).
Tudo isso deve ser amplamente comunicado,
deixando claro como será o funcionamento dos acessos, evitando surpresas
Creio que se focarmos nas atrações, facilidades e semelhança entre ambiente e preços de bares e restaurantes interno e externo, teremos um ótimo fluxo pré-jogo. Minimizando os problemas de acesso dos últimos 15 minutos.
http://m.extra.globo.com/ esporte/flamengo/flamengo- aprova-volta-ao-maracana-mas- quer-convencer-torcedor- entrar-mais-cedo-20350485.html
Creio que se focarmos nas atrações, facilidades e semelhança entre ambiente e preços de bares e restaurantes interno e externo, teremos um ótimo fluxo pré-jogo. Minimizando os problemas de acesso dos últimos 15 minutos.
http://m.extra.globo.com/
Mantenha contato
Me siga no Twitter clicando
aqui @FredMourao
Me siga no Facebook clicando
aqui Fred Mourão
Me envie um email clicando aqui Fred Mourão
Fred Mourão - Gerente de Marketing e Relacionamento do Clube de Regatas do Flamengo 2013/14/15. Coordenador e Professor do MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan. Estudou Marketing na Universidade da Califórnia, tem MBA em Gestão pelo Ibmec, é graduado em Administração pela UERJ e cursou Gestão em Futebol na CBF
Perfeito Fred. O Manchester City faz uma ação onde quem entra 1 hora antes ganha pontos no seu sistema de bonificações. Ideias não faltam, mas com certeza a mais eficaz é a ter bares com bebidas alcoólicas com preços iguais aos da rua dentro do estádios. O Borussia Dortmund tem esse ponto como um grande diferencial também.Abs
ResponderExcluir